terça-feira, 18 de julho de 2017

Cinco livros infantis publicados pela Mondronguinho

Embora mais conhecida por suas publicações no campo da literatura adulta, a Mondrongo, através do selo MONDRONGUINHO, vem publicando assiduamente obras voltadas para o público infantil. Abaixo, breves sinopses de alguns deles:



A obra é um conto escrito em versos que revela a relação entre mãe e filha. Durante o dia, Laurina tece fio a fio do seu tapete e à noite a sua mãe desfaz todo o tapete por julgar que ele não foi bem tecido. A trama de Laurina desenvolve-se nessa díade mãe-filha na qual é possível perceber que a personagem deseja e faz escolhas para além do desejo e das escolhas de sua mãe. É possível perceber a analogia com o mito grego A Odisseia, bem como a presença diluída de grandes pensadores como Nietzsche, Sartre, Freud e Lacan.

O menino da bicicleta voadora, de Gustavo e Arthur Lyra
Essa história quase real foi vivida na ilha de Itaparica, no veraneio de 2014. As confortáveis espreguiçadeiras instaladas no coqueiral infinito da casa eram o destino inevitável depois do jantar. Ali, descansando das aventuras praieiras, pai e filho embarcavam sem roteiro e com toda animação na viagem da imaginação. A linda visão das luzes de Salvador no horizonte e do céu espetacular das noites de verão eram a inspiração que fazia brotar os enredos mais imprevisíveis, até que o sono vencesse a disposição dos viajantes.

De onde vem a escuridão, de Lara Mendonça
Mas de fato o que é a escuridão? Nossa poetisa Lara Mendonça (Larinha, que escreveu essa história em versos com apenas 11 anos), faz uma reflexão bastante sucinta sobre esse complexo substantivo que povoa nossas mentes, nos deixando curiosos e quem sabe até... bem medrosos. Você vai desvendar e descobrir que a escuridão não é apenas um breu e sim um mundo de possibilidades dos quais não precisamos ter medo.

Trata-se de uma historinha divertida, que apresenta aves da Mata Atlântica brasileira e demonstra a importância da união para garantir direitos e impedir a opressão. Você vai descobrir como os passarinhos da Floresta do Conduru se organizaram para combater o gavião ditador.

Igbo e as princesas, de Marcos Cajé
É uma história que se passa em um país do continente africano, a Nigéria, envolvendo encantamentos e mistérios em uma aldeia, sua família real, o nascimento das princesas e a coragem de um rapaz chamado Adjo, que busca sua felicidade e sonha em contribuir para o crescimento de sua aldeia junto ao Rei. O livro traz elementos do lúdico e a presença de vários personagens que tornam a história um princípio de confiança, respeito e encanto do mítico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário