quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Lançamento de “Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo”, de Vitor Cei

Hoje, no aniversário de 50 anos do Ato Institucional nº 5, decretado em 13 de dezembro de 1968, a Editora Mondrongo anuncia o lançamento da segunda edição de obra que discute o legado de Raul Seixas. Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo, de Vitor Cei, doutor em Estudos Literários, tradutor de Aleister Crowley e professor de literatura e filosofia na Universidade Federal de Rondônia, que avalia de que forma o compositor baiano se apropria da doutrina do mago inglês para representar, de modo poético e utópico, o anseio pela superação do autoritarismo da ditadura militar. Seria possível para o brasileiro hoje imaginar uma Sociedade Alternativa?
Ilustração da capa: Gabriel Ferreira

O torvelinho do tempo de Raul Seixas se assemelha ao nosso. As manifestações pela redemocratização e as jornadas de junho se revelaram igualmente frustrantes. Se é verdade que de lá para cá foram eliminados certos aspectos arcaicos da sociedade brasileira, também é verdade que foram poucos, e nenhum governo ou movimento popular foi o vetor de qualquer transformação que pudesse confirmar as esperanças que alimentavam seus apoiadores. Quando se associa essa frustração à mentalidade autoritária que recorrentemente domina o brasileiro, podemos perceber que o presente não se modificará sem que algo se modifique na própria estrutura das relações sociais. Diante do sucesso do que há de pior no país, Raul Seixas nos oferece um caminho a trilhar.

Wilberth Salgueiro, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo e autor de posfácio do livro, afirma que “este estudo de Vitor vem em boa hora: muito além da celebração, é um convite à cerebração. Em síntese, este livro aciona em nós os prazeres de pensar música e história – ao som, alto e bom som, de Raul Seixas”.

Um comentário: